Primeira Oficina Regional de Trabalho do PERS-ES - Região Metropolitana Ampliada

Publicado em: 21/12/2018 10:51:49

Autor: Mobilização

Edição: Mobilização / Comissão de Fiscalização



Aconteceu no dia 19 de dezembro em Vitória a primeira Oficina Regional de Trabalho do Plano Estadual de Resíduos Sólidos - PERS-ES. As oficinas regionais têm como objetivo subsidiar a elaboração dos diagnósticos da gestão dos resíduos sólidos no Espírito Santo. Na Abertura da Oficina, o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Sr. Aladim Fernando Cerqueira, destacou a importância do tema e os esforços governamentais para o desenvolvimento de políticas que gerem soluções.  "Nosso desafio é estabelecer políticas de resultados", afirmou. Ressaltou ainda a importância do PERS-ES estar sendo elaborado pela Universidade Federal do Espírito Santo que já possui experiência na elaboração de políticas públicas.

Em seguida, o coordenador geral do projeto de elaboração do PERS-ES, prof. Renato Siman, apresentou a equipe que compõe o plano, as etapas de elaboração e o cronograma do PERS-ES. Reforçou ainda a importância da participação e contribuição de todos os envolvidos com a gestão dos resíduos sólidos do Estado durante a elaboração do PERS-ES. 

No segundo momento da Oficina foram realizados os trabalhos de grupos, onde os participantes foram divididos em quatro comissões temáticas para apresentação dos diagnósticos preliminares e discussão das dificuldades, problemas, oportunidades e propostas de solução para o gerenciamento dos resíduos sólidos nos diferentes setores.

Estiveram presentes na Oficina 101 atores de diferentes tipologias de resíduos, dentre eles representantes dos setores públicos e privados,  sociedade civil, geradores das indústrias, dos estabelecimentos da saúde, transporte, saneamento, agrossilvipastoris, agroindustriais, mineração e de construção civil, técnicos do IEMA e representantes das secretarias estaduais e municipais. 

Na ocasião, também foi apresentado o portal do PERS-ES, disponível no endereço: http://servicos.seama.es.gov.br/pers/.

O calendário das próximas quatro Oficinas Regionais será divulgado no mês de janeiro.

Fique atento e participe, sua contribuição é muito importante para a elaboração do PERS-ES.